Conheça aqui algumas brincadeiras que ajudarão ao desenvolvimento das crianças

Descubra de que maneira você pode beneficiar seu bebê em cada etapa através do jogo.
Primeiro semestre: descobrindo com suas mãos
Nesta etapa seu bebê começa a utilizar as mãozinhas para alcançar objetos. Melhora com a prática diária a possibilidade de alcançar um objeto de seu interesse e levá-lo à boca para explorá-lo. Controle para que os brinquedos e outros objetos que seu bebê manipule não sejam tóxicos, nem contenham partes pequenas. Você poderá estimulá-lo com as diferenças de cores, texturas e sons e assim obter sua atenção. Tenha em consideração que seus períodos de atenção são curtos. Quando seu bebê se mostra impaciente é provável que tenha que mudar de atividade.
O jogo nessa etapa beneficia a comunicação e a curiosidade do seu bebê. Para ajudá-lo você pode aproximar objetos de suas mãozinhas. Dessa maneira ele toma contato com diferentes peças, pratica movimentos dirigidos e pode explorá-las. A exploração principal ele fará levando tudo à boca.
Segundo semestre: reconhecer seu corpo e começar a usá-lo
Seu bebê já pôde explorar o que tinha por perto e o que você foi propondo. Agora quer chegar um pouco mais longe e, para isso, põe todo seu empenho em começar a deslocar-se. A possibilidade de engatinhar e depois ficar de pé utilizando algum apoio lhe dá muita liberdade e o ajuda a chegar a lugares que chamem a sua atenção. É conveniente que você tenha um espaço em casa que esteja preparado para esse pequeno curioso.
Neste semestre o bebê gosta de empilhar e derrubar cubos, jogar objetos e ver sua reação e repetir infinitas vezes. Todos os jogos que você e seu bebê partilhem proporcionarão momentos de prazer.
Você pode ajudá-lo incentivando seu interesse em alcançar objetos pondo-os a certa distância do seu corpo para que se movimente. Ficar perto olhando-o nos olhos aumentará seu interesse em continuar jogando e dessa maneira ambos compartilharão um momento divertido. Você o ajudará estimulando seus novos movimentos. Acompanhá-lo e estimulá-lo nessa etapa o beneficia em seu desenvolvimento motriz e lhe gera confiança em si mesmo.
Você também pode propor o jogo de esconde-esconde tapando seu rosto com uma manta. Esse jogo o ajudará, sobretudo, a compreender que os adultos que o rodeiam também podem aparecer e desaparecer, e assim sobrelevar melhor a “angústia do oitavo mês”.
Primeiro ano: a perambulação
Nessa idade seu bebê conheceu muitos objetos, já sabe se deslocar e pode ficar em pé. Agora o domínio e o aperfeiçoamento para caminhar são seus desafios para continuar chegando a tudo aquilo que chame sua atenção. Sua relação com o mundo que o rodeia é muito mais ampla e ele sente uma grande independência. Jogar com uma criança perambulando é muito divertido. Não tenha medo, passe-lhe confiança com o seu olhar.
Depois dessa etapa existe a possibilidade dele interagir com crianças da mesma idade. O jogo terá sido e seguirá sendo por uns anos mais uma proposta de aprendizagem por meio da qual, rodeado do seu afeto e sua confiança, desenvolverá habilidades e incorporará conceitos da vida em si.
Aproveite essa etapa para propor jogos com regras simples. Isso pode ajudá-lo na incorporação de regras na vida cotidiana.